Cada vez mais aumenta o número de pessoas que completam 100 anos no nosso país, e esse é um dado muito importante.

Aqui mesmo no Espaço Edem, temos um hóspede de 100 anos, o Sr. João. Na data do seu aniversário nos deu dicas valiosas de como chegar a esse marco, pensando nisso, nesse artigo estamos compartilhando uma pesquisa que fazemos de características e hábitos de pessoas que chegam a um século de vida e como elas podem nos ajudar a ter mais longevidade.

  1. Mantenha-se ativo – Procure inserir exercícios físicos em sua rotina. Escolha o exercício que mais lhe dê prazer, mas, para um envelhecimento saudável, é imprescindível trabalharmos os músculos. Tanto a musculação quanto o pilates são boas modalidades para este objetivo. Exercite os músculos centrais do corpo: abdome, costas e glúteos, para evitar dores na coluna. Exercite os membros (pernas e braços) para manter a força necessária à realização de suas atividades. Além dos exercícios físicos, mantenha uma vida ativa. Ande, suba escadas, saia de casa. Evite ficar muito tempo deitado ou vendo TV.
  2. Alimente-se bem – Busque uma dieta saudável. Evite alimentos industrializados, enlatados, empacotados. Procure comer mais alimentos que vêm do açougue, da peixaria e do hortifrúti. Inclua frutas e verduras na sua alimentação, mas até para as frutas não se pode haver excesso para quem está acima do peso ou é diabético. Não se esqueça das proteínas. Com o passar da idade, as pessoas costumam comer menos carne e ovos. Se tiver dúvidas, procure um nutricionista.
  3. Cuide de sua visão e audição – Fazer acompanhamento anual com um oftalmologista ou otorrinolaringologista. Prevenção precoce de doenças.
  4. Preserve sua saúde mental – A atividade física e a boa alimentação já ajudam muito na saúde mental. Estimule seu cérebro através da leitura. Tenha tempo para você e use esse tempo como preferir. Medite, reze, saia para dar uma volta e arejar a cabeça. Se se sentir sem energia ou se não consegue ver alegria em nada, procure ajuda profissional, não espere.
  5. Socialize e conviva – Está comprovado que quem preserva a convivência vive mais e melhor. Converse, passeie, entre para um curso, viaje. A interação social traz muitos benefícios ao corpo e a mente.
  6. Consumo de álcool – Muitos centenários dizem ser partidários de um trago ocasional. E, de fato, já houve estudos científicos associando saúde e longevidade ao consumo moderado de álcool.
  7. Otimismo e felicidade – Um estudo publicado em 2011 na revista científica Applied Psychology, confirma a tese que pessoas que pensam positivo são mais felizes e que pessoas felizes vivem mais tempo.
  8. Coma vegetais –  Um estudo feito pela Universidade de Palermo, na Itália, mostrou que as pessoas com 100 ou mais anos de idade da Sicília tinham uma dieta riquíssima em vegetais e grãos integrais e pobre de carboidratos refinados. Os vegetais são uma das melhores fontes de antioxidantes e fitoquímicos. Já se demonstrou que dietas à base de verduras e leguminosas conseguem desacelerar o processo de envelhecimento.
  9. Reduza o tamanho das porções – Reduza o tamanho dos seus pratos e procure comer porções menores, várias vezes ao dia. O segredo é comer até se sentir quase repleto, nunca estufado. Coma de 1500 a 2500 calorias/dia.
  10. Higiene nos dentes – A higiene bucal pode diminuir o risco de doenças cardíacas. Uma pesquisa do Instituto do Coração de São Paulo mostrou que 78% das endocardites bacterianas, uma inflamação da parte interna do coração, são causadas pela falta de higiene nos dentes.
  11. Uso de fármacos – Usar criteriosamente medicamentos somente com prescrição médica.
  12. Prevenir acidentes e traumas – principalmente os domésticos.

 

Gostou das dicas? A pessoa pode não chegar aos 100 anos, mas as mudanças de hábitos que ela realiza para alcançar esse objetivo contribuirão diretamente para ter um envelhecimento saudável e longevo.

 

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá!
Como podemos ajudá-lo?