Um dia quente e outro dia frio. Como se proteger dessa gangorra da temperatura que diminui a imunidade de crianças a idosos

O clima anda bastante instável em diversas cidades do Brasil, uma perfeita gangorra térmica. Um dia está calor, em outro está frio. É um verdadeiro teste para a saúde.
Um dia, temos de encarar um calor de 30°C. No outro, acordamos e está 14°C, sem falar quando essa mudança brusca de temperatura não ocorre no mesmo dia. Haja imunidade para aguentar isso!

E é sempre a mesma coisa: as gripes, os resfriados e todas as “ites” começam a se manifestar. E não importa a idade, elas não perdoam crianças nem idosos. O fato é que a imunidade diminui e o corpo acaba sofrendo com a mudança de temperatura.

Até mesmo com uma boa saúde, é difícil passar ileso por tantas mudanças climáticas. Isso porque, nessa época, nosso corpo perde muita água e sais minerais. Com o clima mais seco, a poeira e a poluição, principalmente nas grandes cidades, também permanecem por mais tempo suspensos no ar.

Além disso, quando a temperatura muda bruscamente, nosso organismo se torna mais vulnerável, ou seja, não consegue se defender com tanta eficiência. Sem contar que os vírus e as bactérias conseguem se proliferar com mais facilidade quando as células estão ressecadas. E aí é um prato cheio para gripes, resfriados e diversas outras doenças se desenvolverem.

Mas saiba que existem algumas maneiras de ajudar o seu organismo a se defender. Portanto, conheça quais são as principais doenças causadas pelo clima e quais são os sintomas mais comuns de cada uma delas e o que fazer para preveni-las.

  1. Resfriado – Espirros e coriza são característicos do resfriado, que também pode ser acompanhado por obstrução nasal e até uma febre baixa. Geralmente, é uma doença inofensiva. Mesmo existindo diversos tipos de medicamentos para minimizar os sintomas, os sintomáticos, esses costumam desaparecer sozinhos em até duas semanas.
  1. Gripe – Muitas pessoas não sabem diferenciar ao certo uma gripe de um resfriado, porém são doenças diferentes. A gripe é causada pelo vírus influenza, que adora circular pelos ambientes fechados e, de preferência, com grande concentração de pessoas. Além dos sintomas do resfriado, também é comum apresentar febre mais alta, dores no corpo e fadiga. O importante é que a gripe deve ser controlada e medicada para não evoluir e causar complicações mais graves.
  1. Sinusite – A sinusite acontece quando há inflamação nos seios nasais, ou seja, na região em torno do nariz. Ela pode ser provocada por alergias, vírus ou bactérias. Em geral, os sintomas são dores de cabeça e nos olhos, pressão nos seios da face, coriza, obstrução nasal e algumas vezes rouquidão.
  1. Bronquite – Como o nome sugere, é uma inflamação nos brônquios, isto é, nos tubos que levam o ar até o pulmão. Por isso, normalmente, o paciente sente falta de ar e começa a apresentar uma tosse seca com chiado, que logo dá lugar a uma tosse com catarro.
  1. Rinite alérgica – A rinite alérgica está entre as doenças alérgicas mais comuns. Nesse caso, quando o paciente entra em contato com o causador da alergia, o organismo tenta defender-se. O objetivo é fazer com que esse “intruso” não chegue a outras partes do corpo. Com isso, imediatamente ocorre uma inflamação ou irritação das mucosas nasais. Espirros frequentes, coriza constante, obstrução nasal, coceira no nariz e nos olhos são os principais sintomas.
  1. Pneumonia – Uma gripe ou uma bronquite, quando não tratadas, podem evoluir para uma infecção grave nos pulmões, isto é, uma pneumonia. Os sintomas principais são febre alta, dificuldade para respirar e dor no peito, além de tosse com catarro e calafrios. É indispensável buscar tratamento imediatamente, pois a doença pode ser fatal.
  1. Amidalite – É a infecção das amídalas, que pode ser causada por vírus ou bactéria. O paciente com amidalite sente dores da garganta, principalmente ao engolir, apresenta mau hálito e febre. Em casos de recorrências, a cirurgia é cogitada.

Manter uma boa alimentação e rica em alimentos saudáveis, ajuda a proteger o corpo nesses momentos de variação de temperaturas e reduzir os riscos de doenças:

Gengibre – Ajuda a aquecer o corpo, alivia a tosse e tem ação anti-inflamatória e expectorante, contribuindo para reduzir o catarro. Uma boa opção é fazer um chá de gengibre com alguns pedaços da raiz inteiros ou ralados.

Cúrcuma – Possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes, graças à curcumina, que dá a cor alaranjada para essa raiz.

Frutas cítricas – Limão, laranja e tangerina contêm grande concentração de ácidos cítricos, além da presença da vitamina C, antioxidante que atua na defesa do organismo contra infecções.

Própolis – Tem ação antimicrobiana e bactericida. Por ter sabor forte, pode ser usado em gotas ou cápsulas.

Além disso existem algumas outras dicas capazes de fortalecer seu sistema imunológico. Veja quais são:

  • durma, pelo menos, 8 horas por dia;
  • pratique exercícios físicos regularmente;
  • evite fumar e consumir bebidas alcoólicas;
  • não permaneça em lugares fechados e com muitas pessoas;
  • lave as mãos com frequência e tenha sempre um álcool gel por perto;
  • mantenha o ambiente umidificado. Uma bacia de água ao lado da cama durante a noite já é o suficiente;
  • não deixe de manter a casa bem arejada;
  • a limpeza na casa e no ambiente de trabalho deve ser reforçada;
  • lave o nariz e os olhos com soro fisiológico para evitar que fiquem ressecados;
  • mantenha seu corpo sempre bem hidratado. O ideal é ingerir 2 -3 litros de água por dia.

Seguindo essas dicas simples, as chances de contrair doenças causadas pelo clima reduzirão significativamente.

Consulte sempre o seu médico e avalie com ele as melhores formas para você aumentar sua imunidade.

 

 

 

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá!
Como podemos ajudá-lo?